A Bagger 288 é considerada a Maior Escavadeira do Mundo! Ela foi construída pela empresa alemã Krupp para operar em minas de carvão. A escavadeira gigante Bagger 288 foi feita especialmente para a empresa de energia e mineração Rheinbraun. Essa “monstruosidade” é o maior veículo terrestre de qualquer tipo por dimensões físicas, é realmente um colosso.

Bagger 288

É incrível como o homem possui talentos para construir belos monumentos e também para criar enormes máquinas (verdadeiros monstros). Neste artigo breve, falaremos sobre essa gigante [Bagger 288] e algumas curiosidades.

Apesar das escavadeiras comuns terem seu uso mais frequente na área de construção civil, existem desafios maiores a serem vencidos e exigem equipamentos de ponta, com muita tecnologia e com grande capacidade de extração. Um exemplo disso é o setor de mineração, em que a quantidade de toneladas de minério removidas depende apenas do quanto as máquinas suportam operar. Veja a seguir algumas fotos e mais detalhes.

Conheça algumas curiosidades sobre a Bagger 288

  • A construção do equipamento foi concluída em 1978 e foi preciso ser carregado por um veículo da NASA usado para carregar ônibus espaciais, já que o peso dele chega a 45.500 toneladas (Equivale aproximadamente a 3mil ônibus empilhados e cheios).
  • A máquina é tem 95 metros de altura e 215 metros de comprimento (quase 2.5 campos do futebol no comprimento).
  • Seu projeto e fabricação duraram cerca de 10 anos e o custo foi de 100 milhões dólares.
  • A velocidade de escavação máxima é de 10 metros por minuto.
  • Pode mover mais de 76 mil metros cúbicos de carvão, pedra e terra por dia.
  • A Bagger 288 pode escavar 240 mil toneladas de carvão por dia, o que equivale a material capaz de encher um campo de futebol inteiro.

Bagger 288 e o futuro

Devido a sua magnitude e aparência imponente, a peça faz parte da cultura alemã. Além da Bagger 288, existem outros modelos como 281, 285, 287 e 293 — esta ultima, tem capacidade de operação semelhante à 288. A Bagger 293 divide, junto com a irmã mais nova Bagger 288, o título de maior veículo terrestre do mundo no livro dos recordes (Guinness Book). Contudo, para sorte da crosta terrestre, ainda não há previsão de uma nova Bagger superior e mais potente — mas quem sabe isso pode mudar com a descoberta de reservas de minérios ainda maiores e mais lucrativas.

Imagens da Bagger 288

Veja a seguir uma sequência de imagens dessa monstruosa máquina:

Conclusões sobre a Bagger 288

Realmente a Bagger 288 é uma obra prima feita pelo homem, um monstro com medidas assustadoras, porém muito interessante. Quem tiver a oportunidade de conhecer essa maravilha de perto com certeza não irá se arrepender, deve ser realmente muito bacana!

Espero que tenham gostado dessa publicação de hoje que trouxe algumas curiosidades sobre a Maior Escavadeira do Mundo. Vamos ficando por aqui, deixem seus comentários.

Até a próxima!